8 dicas para encontrar o imóvel ideal para o seu perfil

Se você busca um local novo para morar deve saber, primeiramente, como encontrar o imóvel ideal. Há alguns cuidados para se tomar muito antes de realizar o negócio, e garantir um excelente investimento a você e a sua família.

As necessidades de compra são diversas: facilidades para a família, segurança, proximidade com trabalho, melhor qualidade de vida, entre outras.

Para fazer uma escolha assertiva e que vá ao encontro dos seus principais objetivos, leia este artigo. Nele apresentamos 8 dicas para você encontrar o imóvel ideal para o seu perfil.

1. Para encontrar o imóvel ideal, pesquise a localização

Proximidade com locais de entretenimento e serviços, como, por exemplo, supermercados, farmácias e shoppings, são fundamentais na escolha. Estes pontos são importantíssimos, pois estão totalmente ligados à qualidade de vida e boa localização — dois objetivos da maioria dos compradores.

A localização também influencia diretamente na sua rotina diária, de idas ao trabalho e outros compromissos que fazem parte do dia a dia. Ainda, se você tem crianças que vão à escola, é viável encontrar um imóvel que tenha fácil acesso aos colégios, evitando congestionamentos.

2. Saiba qual é o perfil da vizinhança do bairro

Fazer a compra de um imóvel também vai diretamente ao encontro de dividir o entorno do espaço com vizinhos, seja em uma casa ou apartamento. A vizinhança faz parte também do raio que vai circundar a sua moradia, e isso tem influência em sua compra.

Busque locais que tenham vizinhos com perfil de pessoas que agreguem em sua vida e na vida de seus familiares. Assim, muito além do benefício do bom convívio em vizinhança, você poderá fazer negócios, networking e novos relacionamentos pessoais.

3. Visualize as suas necessidades a longo prazo

Ainda que você queira encontrar e comprar um imóvel a curto prazo, é bom pensar que ele será um espaço seu, normalmente por um bom tempo.

Neste contexto, a compra de um imóvel se configura em um investimento a longo prazo. Pensar como você vai aproveitar as facilidades e benefícios que o espaço e o entorno oferecem, em diversas fases na sua vida e na de seus familiares, contribui para a escolha.Por conta disso, além do perfil do imóvel, é importante que você visualize o bairro, seus benefícios e diferenciais.

Em São Paulo, por exemplo, Moema e Jardins são excelentes bairros, principalmente para quem busca segurança, rápido acesso a serviços e pontos de entretenimento e facilidade de chegar às principais avenidas que ligam ao restante da cidade. É exatamente esse pensamento estratégico, visualizando tudo que envolve o imóvel, que você deve ter na hora da aquisição. 

4. Entenda a compra do imóvel como um investimento

Encontrar o imóvel ideal, principalmente de alto padrão, deve ser sempre visualizado como um investimento, mesmo que esse não seja o seu principal objetivo.

Afirmamos isso por 2 motivos.

Primeiro: porque é um investimento em um bem de altíssimo valor agregado. Pois, conta com estrutura física, serviços internos e diferenciais ao entorno do imóvel, que garantem maiores vantagens sobre qualquer outro tipo de propriedade residencial.

Isso gera também uma valorização a curto prazo e na manutenção desse valor da propriedade, sem perder valor de mercado, o que a faz um investimento muito seguro e de alta liquidez. Tanto para alugar quanto para revender depois, a garantia de uma alta lucratividade é praticamente certa.

Segundo: porque um imóvel é bastante durável e, quando adquirido estrategicamente, tanto pensando na região como os acabamentos, possui um alto valor de mercado e não desvaloriza — muito pelo contrário, o imóvel só tende a valorizar com o passar dos anos.

5. Visite sites especializados

A visita à páginas de vendas de imóveis de alto padrão é essencial. Assim, você pode visualizar, por meio de fotos, informações detalhadas e plantas em 3D, espaços que pessoalmente tomariam tempo demais da sua agenda diária.

Certifique-se sempre de que as fotos estão apresentando fielmente todos os ambientes, o descritivo esta de acordo com as imagens e as características do imóvel e localização, e o site está atualizado. Além disso, a página deve ser segura e dispor de informações da imobiliária, como endereço, telefone, e-mail e outros dados relevantes que garantem sua idoneidade.

Portanto, investir alguns minutos semanalmente para ver imóveis em sites especializados, garante uma escolha bastante segura dentro da sua busca para encontrar o imóvel ideal.

6. Converse com especialistas na área

É fundamental recorrer à consultoria de especialistas para encontrar o imóvel ideal para o seu perfil, sejam eles donos de imobiliárias ou corretores especializados em imóveis de alto padrão. É importante obter informações diretamente com estes profissionais, a depender apenas da sua pesquisa individual.

Esses profissionais são especialistas e podem orientar a sua busca de acordo com o seu perfil, e indicar imóveis com maior potencial de valorização a longo prazo, maiores benefícios, sempre pensando no seu orçamento disponível.

Costumamos dizer que esses profissionais não fazem apenas a corretagem, mas sim uma consultoria para os seus clientes para o que eles mais precisam: encontrar o imóvel ideal para seu estilo de vida.

7. Certifique-se sobre a segurança oferecida

A questão da segurança é primordial para encontrar o imóvel ideal para o seu perfil. Pensar neste aspecto inclui desde uma análise do bairro onde vai morar e, também, no caso de condomínios, sistemas de segurança.

Esses fatores incluem uma pesquisa para descobrir qual é o índice de criminalidade do bairro, serviços inclusos para a segurança do lugar. A exemplo de equipe, câmeras, portarias 24h, protocolos de segurança internos etc.

8. Observe a arquitetura

O que influencia tanto na valorização do seu imóvel a longo prazo quanto na funcionalidade e atualização com os padrões de construção, é a arquitetura. Esse quesito deve atender primeiramente as necessidades de você e sua família, que irão residir no local.

A construção deve ser funcional, ou seja, aproveitar a iluminação natural, oferecer espaços harmônicos e que entregam alta qualidade de vida. Ainda, acabamentos, materiais, a planta e como os espaços estão divididos, devem proporcionar ambientes suficientes para você realizar todas as suas atividades com tranquilidade.

Gostou das dicas? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do blog!